SG-1000: O PRIMEIRO CONSOLE DA SEGA


HISTÓRIA:


A SEGA já era uma empresa bem-sucedida no mercado de fliperamas quando decidiu entrar no mercado de consoles domésticos. A empresa contratou o engenheiro Masaharu Nakamura para desenvolver o SG-1000. Nakamura era um engenheiro experiente que havia trabalhado no desenvolvimento do Atari 2600.

O SG-1000 foi um console avançado para sua época, com um processador de 8 bits e gráficos coloridos. O videogame foi lançado em 15 de julho de 1983 com preço elevado e um catálogo de jogos limitado. O Famicom, da Nintendo, foi lançado com um preço mais baixo (¥14,800, ¥200 mais barato que o produto da Sega) e um catálogo de jogos mais amplo, o que levou ao sucesso do console da Nintendo. 

DADOS TÉCNICOS:


O SG-1000 tinha um processador de 8 bits, com uma frequência de 3,58 MHz. O console tinha 256 KB de memória RAM e 2 KB de memória ROM. O console tinha gráficos coloridos, com uma resolução de 256x224 pixels.

VENDAS DO CONSOLE:


Infelizmente SG-1000 foi um fracasso comercial, vendendo apenas cerca de 1 milhão de unidades. O console foi lançado no Japão no mesmo dia do Famicom, da Nintendo, e foi ofuscado pelo console da Nintendo. O console também foi lançado apenas na Nova Zelândia.

JOGOS MAIS VENDIDOS:


1. Zaxxon
2. Galaxian
3. Astro Blaster
4. Space Harrier
5. Fantasy Zone

REMODELANDO PARA COMPUTADOR:


Buscando remediar de alguma forma as perdas com o SG-1000, a Sega decidiu modificar o sistema e lançar o "console" como um "computador", nomeado de SC-3000, ele permitia execução de vários softwares e programação em linguagem BASIC, mas é claro que era totalmente compatível os periféricos e games. Ele era vendido como um produtor de entrada e teve maior foco na Europa, mesmo assim não alcançou os números desejados.

SALTANDO PARA A GLÓRIA:


Em 1985, era lançado no Japão o Sega Mark III, com hardware revisado e correções gerais, era um console mais confiável e tinha chances reais de pegar uma fatia maior do mercado que era praticamente exclusivo da Nintendo e clones do seu console na época. Esse console seria conhecido como Master System, principalmente no ocidente.

Este mesmo hardware seria modificado mais tarde para dar inicio a "guerra dos consoles" nos EUA, com o lançamento do Sega Genesis (Mega Drive).

EM RESUMO:


O SG-1000 foi um fracasso comercial, mas foi um importante passo para a SEGA no mercado de consoles domésticos. O console ajudou a empresa a desenvolver a tecnologia e a experiência necessárias para lançar consoles mais bem-sucedidos nos anos seguintes.

Comentários