quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

8BITDO | 1 ANO COM O GAMEPAD/CONTROLE

Mesma cor e modelo do meu controle
 
    Olá, player! Bem-vindo(a) ao meu espaço. Sinta-se à vontade para ler, comentar, curtir, compartilhar e, se não gostar, criticar também.

A ESCOLHA

    Eu vinha do PlayStation 4, e o formato que mais estou adaptado é o dele. Fora isso, o que passei mais tempo em mãos foi o Wii Remote, do Wii, um controle muito fora do convencional. Então, para mim, os analógicos sempre tiveram que ser embaixo, lado a lado.

    Venci meus receios e comprei um controle genérico, acho que foi uns 60 reais na época. Ele já imitava o do Xbox 360, com o analógico esquerdo mais acima. Notei que não passei tantas dificuldades com relação à adaptação, mas o que passou a me incomodar foi a qualidade do controle, que era muito baixa.

    Então, inicialmente fui pesquisar por controles originais de Xbox 360. Ainda não tinha certeza de que iria permanecer com a nuvem assinada, então não queria investir alto em algo que não seria compatível com o PlayStation 4. Mas também estava cansado dos drifts do DualShock 4.

Um dos modelos que tivemos em casa, também com drift

    Após intensas pesquisas, comparações de valores e um pouco mais convencido sobre o Xbox Cloud Gaming, resolvi que deveria investir no controle. Parti então para avaliações e comentários. Desisti do controle de 360 porque julguei ultrapassado. Queria algo mais moderno e cogitei muito comprar um original de Xbox One ou Series, mas os valores estavam acima do que eu poderia naquele momento.

    Eu nunca gostei de controle sem fio. Tenho horror a isso. Entendo as facilidades, mas comigo, é cabeado. Então cheguei nos controles 8bitdo, que tinha visto pessoas comentando sobre a qualidade. Tinha uma versão com fio maior, tinha app para configuração de tudo no controle, diferentes perfis e era licenciado pela Xbox. E o melhor, estava dentro do orçamento. Comprei.

A EXPERIÊNCIA

    Comprei pelo Mercado Livre, com entrega para o outro dia. A primeira impressão já foi ótima, o controle é lindo! Quando o peguei, já senti o material, aliás, até hoje tenho a sensação de que o material e a construção como um todo são melhores do que o DualShock 4. Achei os analógicos firmes, os botões não eram suaves, mas também não eram duros, o controle fazia muito pouco ruído, aliás, o ruído vem apenas dos LTs e RTs, o que considero normal.

    Os botões traseiros são um marco na minha vida, até então nunca tive um controle com eles e tão pouco achava que havia necessidade, mas foi no Fortnite que vi a diferença que poderiam fazer. Antes disso, passei pelo app de configuração 8bitdo, que me surpreendeu. Eu poderia mexer em tudo do controle, até nas zonas mortas, inverter eixos diretamente nele e ainda salvar diferentes perfis. Ali eu já estava maravilhado.

    Enfim, chegando na gameplay, passei o LT3 e RT3 (analógicos pressionados) para os botões traseiros, que é o correr e se abaixar na minha configuração do Fortnite. E por mais bobo que isso seja, fez diferença imensa na agilidade desses movimentos. Depois desse sucesso, fui personalizando o controle em outros jogos e hoje posso dizer que facilmente não consigo mais jogar sem esses botões.

    Já fazem 12 meses que estou com o controle, jogando todo tipo de game (como vocês podem acompanhar pelas reviews). De carros a plataforma, tudo é com ele. Nos emuladores também, ele é o carro-chefe de tudo que jogo e nunca me deixou na mão, assim como nunca apresentou desgaste ou qualquer indicativo de problema, mesmo recebendo alguns tombos.

    Só tenho elogios, recomendo para todo mundo. Sei que não entra no gosto de muitos, mas deixo aqui a minha experiência como um meio de "avaliação", caso alguém quisesse saber uma opinião sincera, sem patrocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assistimos o filme de Borderlands

 Confira como foi a experiência de assistir o filme Borderlands. Ontem (13), foi dia de ir com a família ao cinema para assistir ao filme  B...