segunda-feira, 1 de julho de 2024

Review de Noreya - The Gold Project

 


A ganância vinda das trevas ou a luz da esperança? Qual sua escolha?


    Noreya - The Gold Project um jogo metroidvania feito em pixel-art 2D ambientado em um universo fantasioso extremamente sombrio. O jogo oferece aos(as) jogadores(as) a possibilidade de fidelidade a alguns(as) Deuses(as), onde suas escolhas vão influenciar tudo no decorrer da gameplay!

História

    Em Noreya: The Gold Project, você vai jogar com Kali, uma guerreira que já sofreu muito pelas mãos de um Deus e perdeu tudo. Ela então parte para a Cidade do Ouro onde ela enfrentará o Deus da Ganância que todos conhecem hoje como o "Deus do Ouro".


    Chegando nas terras de Lemia, ela é chamada pela Deusa de Luz, em busca de ajuda: já que aquelas terras foram consumidas/corrompidas pela ganância do Deus do Ouro. Diante da possibilidade de acabar com ele, a deusa transfere seus poderes para Kali, permitindo que ela enfrente a corrupção que reina ali.


    Você terá que escolher constantemente entre servir como instrumento de luz, purificando seus inimigos para retornar a paz em Lemia, ou optando pelo poder do ouro e satisfazer sua busca por vingança, seja qual foi o custo final disso.

Gameplay

    Como é típico do gênero metroidvania, nós teremos uma exploração nada linear, cheia de ramificações, tanto na horizontal quanto na vertical, ponto que sempre é um grande atrativo aos players. as decisões que você for tomando pelo caminho vão impactar diretamente a sua exploração seguinte, facilitando rotas e ao mesmo tempo, dificultando outras, pelo menos inicialmente enquanto você não domina suas habilidades.


    Já que entrei na questão das habilidades, ao total a árvore de aprendizado conta hoje com 53, que aumentam sua vida, força entre outros atributos que ajudam muito na progressão.


Árvore de habilidades na data desta review


    O jogo tem uma gameplay ágil, então é preciso dominar o ataque e saber o momento de se afastar, são mais de 20 inimigos, muitos podem ser mortos de formas semelhantes, mas são nos chefes que o negócio fica mais complicado, pois eles são bem peculiares, e dominar o cenário, conciliado com suas habilidades é o que pode tornar sua vida mais fácil, pois há momentos que a estratégia é muito necessária.


Parte do mapa já explorado

Sons e visual

    Os efeitos sonoros e visuais são um show a parte, o game é muito bem elaborado em ambas as questões, algumas vezes ao ponto do visual ser tão bem trabalhado que pode até atrapalhar para localizar algumas plataformas.

Interessante observar

    Sem dúvidas o primeiro contato com o visual pixel art do game chama muita atenção de forma positiva, o mesmo pode ser dito sua trilha sonora e do formato de exploração, que às vezes está fácil de progredir e em outros momentos você se vê diante de um obstáculo que exige um pouco mais de paciência para passar. O combate é típico de gênero, mas o ponto forte está na diferença que é combater cada um dos bosses.

O que é preciso melhorar?

    O jogo apresenta poucas falhas, até o momento não presenciei nada absurdo, só em determinados momentos que houve uma oscilação de fps, mas nada absurdo. Minha ressalva fica nos cenários de background em alguns momentos, onde as plataformas menores ficam "invisíveis" no cenário, e por achar que não é possível passar por ali, o player pode perder muito tempo procurando outra rota, quando na verdade o caminho está certo.

Conclusão

    Confesso que adorei o enredo e o visual pixel art me agrada muito nos metroidvanias, a gameplay tem a dose certa de desafio e a exploração é muito satisfatória, é um jogo que deve agradar facilmente aqueles que curtem o gênero e talvez possa servir de entrada para quem não é muito adepto, pois sua curva de aprendizado não é exageradamente complexa. Recomendo.


8/10



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