O FIM DA MÍDIA FÍSICA VAI CHEGAR?


    Olá, player! Bem-vindo(a) ao meu espaço. Sinta-se livre para ler, comentar, curtir, compartilhar e se não gostar, também criticar.

UM ASSUNTO SEMPRE ATUAL

    De tempos em tempos surgem matérias sobre o fim da mídia física.

    A mídia física está datada e vai ficar nichada. Mais de 75% das vendas de jogos, música e filmes são de forma digital. Na atual geração de consoles, ainda temos a possibilidade de usar mídia física. No entanto, acredito que a próxima geração deve ser a última com essa opção vinda diretamente da linha de montagem, pelo rumo que o mundo está tomando.

 Em um futuro talvez não tão longínquo, talvez seja necessário um acessório externo para acessar mídias, a menos que mudemos para algo mais prático, como cartões de leitura rápida. (O PlayStation 5 "menor" comprovou minha teoria.)

    Muitas pessoas torcem o nariz e não acreditam na revolução da mídia física para a digital, embora seja impossível não perceber que isso já acontece há muito tempo. A mídia física não vai acabar, mas será muito nichada, talvez ficando exclusiva para versões deluxe.

    Mas para essas pessoas, eu digo: observe o Spotify, Steam, Netflix, Epic, Kindle, Nvidia Now, smartphones, seus arquivos salvos no One Drive ou Google Drive. Os jogos em nuvem de uma forma geral. Não acabaram com as mídias físicas, pois existe muito saudosismo e também muitos colecionadores. No entanto, achar uma mídia nas lojas já não é tão simples.

    Tudo faz mais sentido agora, não? Reparou o quanto de conteúdo digital você faz uso? É impossível isso não chegar ao mundo dos jogos.

VANTAGENS DO ARQUIVO DIGITAL


1. Acessibilidade: A mídia digital pode ser acessada em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que você tenha uma conexão com a internet para aproveitar. Isso contrasta com a mídia não digital, que você precisa ter consigo para aproveitar.

2. Economia de espaço físico: A mídia física, como, por exemplo, livros, CDs, DVDs, etc., ocupa espaço físico. Em contraste, a mídia digital pode ser armazenada na nuvem ou em seu dispositivo, reduzindo o espaço físico necessário.

3. Durabilidade: A mídia física pode ser danificada ou desgastada com o tempo, o que pode levar à perda de dados. No entanto, a mídia digital não sofre degradação.

4. Facilidade de compartilhamento: A mídia digital pode ser facilmente compartilhada com outras pessoas online. Com a mídia física, é preciso entregar a mídia física ou copiá-la, o que pode ser demorado e caro.

5. Atualizações: No contexto digital, o conteúdo pode ser atualizado facilmente para incluir novas informações ou corrigir erros. Em contrapartida, na mídia física, uma vez que algo é impresso ou gravado, é estático e não pode ser alterado sem produzir uma nova edição ou cópia.

6. Sustentabilidade: A mídia digital é mais ecológica, pois reduz a necessidade de materiais físicos, como papel, plástico e metal, que degradam o meio ambiente quando produzidos ou descartados.

7. Promoções: É muito mais econômico para uma empresa colocar seus produtos em promoção sem perder dinheiro, afinal, uma série de comissões e impostos não são repassados ao consumidor. Também não há o repasse de produção da mídia.

    Então, o que você pensa do assunto? Prefere a mídia física ou a digital?

Comentários