A ENTRADA DA MICROSOFT NO MUNDO DOS VIDEOGAMES


    Olá, player! Bem-vindo(a) ao meu espaço. Sinta-se à vontade para ler, comentar, curtir, compartilhar e, se não gostar, criticar também.

    A Microsoft, uma gigante do mundo da tecnologia, conhecida por seus softwares (Windows, office, outlook, msn e outros), deu seu primeiro passo no universo dos videogames com o lançamento do Xbox

    A ideia de desenvolver um console de jogos foi apresentada a Bill Gates, o fundador da Microsoft, em 1998. Na época, a Sony dominava o mercado de consoles com o PlayStation 2 e considerando o crescente poder da empresa japonesa nesse setor, a Microsoft decidiu criar seu próprio console.

    Impulsionada pela preocupação de que os consoles de videogames poderiam monopolizar o mercado, ofuscando a relevância dos PCs, a Microsoft decidiu entrar no mercado de consoles. Contudo, este não foi o primeiro contato da empresa com o universo dos videogames. Antes disso, a gigante da tecnologia já havia desenvolvido sucessos no campo dos jogos de PC como Age of Mythology, Age of Empires e Microsoft Flight Simulator.

Em março do ano 2000, a Microsoft anunciou oficialmente seu ingresso no mercado de videogames.

    Durante o processo de desenvolvimento, muitos nomes foram sugeridos para o novo console. Entre eles estavam WEP (Windows Entertainment Project), MIND (Microsoft Interactive Network Device), MTG (Microsoft Total Gaming) e MIC (Microsoft Interactive Center). No entanto, o nome que permaneceu foi "Xbox", uma abreviação de DirectX Box, refletindo as raízes do sistema no DirectX, uma coleção de APIs de gráficos criadas pela Microsoft.

    Em 2000, dois anos após as primeiras reuniões, Bill Gates anunciou o primeiro console de videogame doméstico da Microsoft. E foi no ano seguinte que o design do console foi revelado ao mundo. Bill Gates e Dwayne "The Rock" Johnson apresentaram o design do Xbox na Consumer Electronics Expo, onde também anunciaram a data de lançamento do console.

    Após meses de exposições, o tão aguardado Xbox foi lançado em novembro de 2001. Após dois anos de sua estreia inicial, o Xbox chegou à América do Norte, Austrália, Europa e outros lugares.

    Apesar de todas as incertezas iniciais, a decisão da Microsoft de entrar no mercado de consoles se provou extremamente bem-sucedida. Em quatro anos após o lançamento, o console vendeu mais de 24 milhões de unidades. Duas décadas depois, o Xbox é hoje uma das marcas mais poderosas do setor, com aquisições de estúdios e grandes empresas de jogos, como é o caso da Bethesda e recente a Activision Blizzard.

Assim foi o começo da história do Xbox, o console que transformou a Microsoft, uma empresa apenas de softwares, em um titã da indústria de jogos.

Comentários