ANÁLISE DE CHORUS


INTRODUÇÃO E ENREDO:

    Chorus é um jogo de tiro espacial em terceira pessoa desenvolvido pelo estúdio alemão Deep Silver Fishlabs e publicado pela Deep Silver.

    A narrativa do jogo se concentra em Nara e sua busca pela redenção. Uma vez parte do esquadrão de elite conhecido como o Círculo, sob a liderança do Grande Profeta, Nara pertencia a um grupo quase religioso que prometia paz e equilíbrio para uma galáxia despedaçada por guerras civis sem controle centralizado.

    A intenção inicial do Círculo era para o bem comum, e por um tempo, sua dedicação a seguir os ensinamentos do Chorus proporcionou uma medida de equilíbrio contra o caos. No entanto, após um evento específico, os métodos empregados pelo Profeta se tornaram cada vez mais brutais. Os ideais do Círculo se transformaram em fé cega, levando à aniquilação completa de planetas inteiros que se recusaram a aceitar o Chorus.

    Como resultado, Nara deixou sua posição como braço direito do Grande Profeta, optando por viver em exílio e escondida da seita. Ela renunciou a sua nave e suprimiu seus poderes, conhecidos como Ritos, para garantir que não pudesse ser rastreada. No entanto, típico de qualquer conto de jornada de herói, ela se vê forçada a sair do esconderijo quando aqueles que ela chamava de amigos se tornam alvo do Círculo.

    Portanto, Chorus oferece uma rica história de ficção científica com combate preciso, apreciada pelos fãs de jogos de tiro espaciais, e observou sua qualidade narrativa e de combate como qualidades surpreendentes.

JOGABILIDADE:

    A jogabilidade de Chorus apresenta uma mecânica de gameplay envolvente, que exige que os jogadores utilizem estratégias e habilidades de combate avançadas. Os jogadores controlam a personagem Nara, que tem acesso a várias habilidades especiais chamadas "Ritos". Estas habilidades combinam-se com a jogabilidade de tiro, permitindo que os jogadores realizem manobras complexas e devastadoras.

    Outra parte crucial da jogabilidade é a nave espacial de Nara, oficialmente chamada Forsaken, mas carinhosamente referida como "Ela" por Nara. Ela é uma nave de combate altamente avançada e completamente consciente. O desenvolvimento da relação entre Nara e Forsaken forma uma parte essencial da jogabilidade e da narrativa do jogo.

    A jogabilidade conta com intensas batalhas no espaço, onde a física do movimento e a estratégia de combate desempenham um papel crucial. O combate é rápido, preciso e envolve uma mistura de tiros e habilidades especiais.

AMBIENTAÇÃO, GRÁFICOS E EFEITOS SONOROS:

    No quesito ambientação, o jogo decorre principalmente no espaço, oferecendo uma experiência de combate em gravidade zero. A atmosfera parece carregada de mistério, uma vez que a protagonista viaja por templos antigos, participa de combates visualmente agradáveis e ambientes amplos.

    Graficamente o jogo é muito bonito, embora ele seja basicamente composto de asteroides nos mapas, toda vez que é preciso sair desse ponto ele acaba apresentando visuais muito bem acabados.

    Os efeitos sonoros são imersivos, como bom jogo que é, explora além da realidade e temos sons onde a ciência já comprovou que não há, mas faz parte, uma vez que os games no espaço não tivessem todos os sons convencionais, certamente todos nós sentiríamos sono na maior parte do tempo.

PONTOS POSITIVOS:

👍 Conceito expandido de space shooter.
(Oferece ao jogador a experiência de um jogo de ficção científica de aventura com doses equilibradas de combate e exploração, não aficando apenas no conceito básico de naves que atiram).

👍 Influência de filmes e séries.
(A história está imbuída de altas doses de conspirações políticas e religiosas, com influências notáveis de séries de TV como Battlestar Galactica e The Expanse. Consegue manter o jogador envolvido com o enredo complexo).

👍 Nave com consciência.
(Chorus também tem um aspecto único no qual a nave do jogador, Forsaken, não é apenas uma máquina, mas um ser com sua própria personalidade. Isso adiciona uma dimensão extra à narrativa do jogo).

PONTOS NEGATIVOS:

👎 Falta de ambientes mais complexos e variados.
(Basicamente todos os sistemas onde o game ocorre são compostos por asteroides de mesmo tom e aspecto, alterando apenas em tamanho).

👎 Variação de inimigos.
(Por estar combatendo basicamente um exército inimigo, é esperado que houvessem maiores desafios e variação de inimigos, infelizmente muitas vezes nos deparamos com os mesmos inimigos).

CONCLUSÃO:

    Acredite se quiser, mas não lembro de pegar um game desse gênero e jogar afinco do começo ao final desde Star Fox 64. Sua história "complexa", a relação com os pesares do passado, sua amizade e enredo envolvendo sua nave... Esses pontos que geralmente passam longe de um shooter, acabaram me amarrando ao jogo e sua receita se provou certa.
    Eu RECOMENDO muito, mas muito mesmo esse jogo para quem curte games de naves e/ou aviões, pois além do gameplay dinâmico, você tem o bônus da ótima história que compõem essa trama.

8.5

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