SONY MATOU O PLAYSTATION VITA?



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O PlayStation Vita: Um portátil com potencial



    O PlayStation Vita, ou simplesmente PSVita, foi um console portátil desenvolvido e comercializado pela Sony Interactive Entertainment. Foi lançado em 17 de dezembro de 2011 no Japão e em 22 de fevereiro de 2012 na América do Norte, Europa e outros territórios internacionais.

    O PSVita foi desenvolvido com um sucessor do PSP, que fez relativo sucesso comercialmente. O portátil foi anunciado oficialmente pela primeira vez em 2009, e foi lançado com o objetivo de ser um console portátil mais poderoso e com mais recursos do que o PSP.

    O novo portátil da Sony apresentava uma tela OLED de 5 polegadas, processador quad-core ARM Cortex-A9, GPU SGX543MP4+ e 512 MB de memória RAM. O console também tinha uma câmera traseira de 5 megapixels e uma câmera frontal de 0,3 megapixels.

Quantidade de jogos e vendas

    Apesar de ser lembrado como um portátil de poucos jogos, o PSVita tem ao todo mais de 2000 jogos lançados (Tecmundo), incluindo os games com versões apenas digitais e jogos lançados exclusivamente no oriente.

    Abaixo os jogos mais vendidos do portátil (importante frisar que os números abaixo são apenas do varejo, não consta as vendas digitais):

Persona 4 Golden, jogo mais vendido de PSVita no varejo - Amazon

🎮 Persona 4 Golden (2,4 milhões)
🎮 Uncharted: Golden Abyss (1,5 milhões)
🎮 LittleBigPlanet Vita (1,3 milhões)
🎮 Killzone: Mercenary (1,1 milhões)
🎮 Gravity Rush (1 milhão)
🎮 Danganronpa: Trigger Happy Havoc (0,7 milhões)
🎮 Minecraft: PlayStation Vita Edition (0,6 milhões)
🎮 Terraria (0,5 milhões)
🎮 Sly Cooper: Thieves in Time (0,4 milhões)

    Já o PSVita, até ser descontinuado em 2019, vendeu aproximadamente 18 milhões de unidades globalmente. (VGChartz).

Fracasso e abandono


    O PlayStation Vita foi então considerado um fracasso comercial, vendendo muito pouco. Seu "rival" o massacrou em vendas, o Nintendo 3DS vendeu mais de 75 milhões de unidades, e com a popularização dos smartphones que ficavam cada vez mais poderosos e recebendo mais jogos (e emuladores) contribuiu para vendas do PSVita não decolarem. Após esse fracasso, a Sony aparentemente abandonou o mercado de portáteis.

Mas o que atrapalhou o PSVita?

💲 Preço elevado: O Vita foi lançado a um preço de US$ 299, que era considerado muito alto para um console portátil. O preço foi um fator decisivo para muitos consumidores, que optaram por comprar consoles mais baratos, como o Nintendo 3DS ou um smartphone.

Incompatibilidade com jogos do PSP: Os jogos do PSP não eram compatíveis com o Vita, o que limitou a biblioteca de jogos do novo console. Os consumidores que já possuíam um PSP não tinham incentivo para comprar um Vita, pois não poderiam jogar seus jogos favoritos no novo console.

Falta de jogos de grande sucesso: O Vita não teve nenhum jogo de grande sucesso que pudesse atrair um grande público. Os jogos mais vendidos do console foram, em sua maioria, ports de jogos lançados para outros consoles da Sony.

📱 Concorrência de smartphones: Os smartphones se tornaram o principal dispositivo de jogo móvel, oferecendo uma ampla variedade de jogos e aplicativos a um preço acessível. O Vita não conseguiu competir com os smartphones, que eram mais baratos, mais portáteis e ofereciam uma biblioteca de jogos mais ampla.

🖴 O cartão de memória: Um dos fatores que contribuíram para o fracasso do PlayStation Vita era o fato do portátil utilizar cartões de memória proprietários com preços elevados, o que dificultava a compra de jogos digitais. Outro problema com os cartões de memória do PlayStation Vita é que eles eram relativamente pequenos. O maior cartão de memória disponível tinha apenas 64 GB de espaço.

👑 Erros de marketing e estratégia que prejudicaram o lançamento do PSVita. Por exemplo, a Sony não fez uma grande campanha de marketing para o console, e não ofereceu incentivos suficientes para os desenvolvedores de jogos.

    Diante desses cenários catastróficos, ficou inviável manter o portátil em atividade, fora que, a Sony viu a Nintendo disparar de maneira assustadora, levando as empresas a criar jogos para o Nintendo 3DS e não dar foco e/ou importância ao PSVita. A Sony tinha possibilidade de tentar algo de seus estúdios, porém nem mesmo eles puderam fazer algo e todas as atenções ficavam sempre no console, passando do PS3 ao PS4. Basicamente, a Sony desistiu do portátil.

V1.1

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