A VERDADE DE 2023! NINTENDO FORTE, XBOX SE CONSOLIDANDO E SONY PERDIDA!

NINTENDO E SEU HÍBRIDO IMORTAL


Se existe algo impressionante em 2023, o nome disso é Nintendo Switch. O híbrido que tem versões apenas portátil e também OLED, vende tanto quanto os outros consoles concorrentes, muito mais poderosos, com recursos modernos e jogos visualmente impressionantes.

Os especialistas decretavam o fim do Switch a uns dois anos, porque seu hardware seria inviável para construir jogos por mais tempo. O que aconteceu durante esses dois anos seguintes? A Nintendo ainda não fala nada oficialmente sobre um novo console/híbrido ou apenas portátil, segue calada, apenas focada em levar a melhor experiência possível para seu carro-chefe, com jogos atuais e experiências diferenciadas. Além disso, o seu sucesso é tanto que obrigou as empresas terceiras a portar diversos games para o Switch.

Além dos AAA de qualidade Nintendo, vimos recentemente Mortal Kombat 1 e também Hogwarts Legacy pousarem no Switch. Mesmo não tendo o mesmo visual dos consoles mais modernos, eles impressionam com o que o Switch, que já tem seus longos anos no mercado, ainda consegue queimar gorduras, ser líder de vendas e sempre posicionar seus jogos entre os mais vendidos do mundo.

Nintendo Switch mostra claramente que está entrando para o mesmo hall da imortalidade que está o PlayStation 2.

XBOX ENTRA NA LUTA POR PROTAGONISMO


A quase sempre ofuscada divisão Xbox estabeleceu em 2023 um dos seus maiores anos, não apenas como marca, mas também com a qualidade de seus jogos, console e, principalmente, dos seus serviços. Esse último, ponto principal da empresa, que não luta por venda de videogames, mas sim por vendas de sua assinatura Game Pass/CORE/PC e Ultimate.

Em seu maior ano dos últimos anos, foi muito criticada, principalmente pela mídia que, claramente, se mostrou apegada ao seu passado com a Sony/PlayStation. Não importou a qualidade dos games vindos dos estúdios Xbox, eles eram sempre taxados como menores em relação aos da Sony. Isso que estamos falando de um ano em que os estúdios vinculados à Sony praticamente não lançaram nada, e mesmo os lançados, não tiveram o impacto necessário para serem relevantes no mercado e foram assuntos de poucas semanas, enquanto até hoje temos Starfield figurando entre os assuntos mais falados das redes sociais.

Com o sucesso de suas assinaturas, reforçados pela compra da Activision/Blizzard, o Xbox assumiu que ele deve, no mínimo, ser protagonista do mundo dos games ao lado do PlayStation e parece estar disposto a investir alto e pesado para consolidar isso.

A Microsoft consolidou seu modo de assinatura neste ano (2023), propagando os jogos em nuvem, além disso, o serviço de assinatura vem conquistando mais e mais adeptos pelo seu modelo excelente custo x benefício e deve-se também destacar que a implementação dos jogos DAY ONE, que são lançados em seu serviço de assinatura no mesmo dia que para os consoles/PC, o que é um ato revolucionário na indústria.

PLAYSTATION 5! ONDE?


O console de mesa mais vendido dos últimos anos é um argumento que vem da Sony e de seus fãs, que não abrem os olhos. Sem jogos de impacto e sem relevância em 2023, o PlayStation 5 mostra seu valor no peso de seu passado. Sem jogos, recebe remasters, mas de novidade, mesmo após 3 anos, é quase nada. O console teve tão poucos jogos que até mesmo "adotou" Baldur's Gate 3 como se fosse um game exclusivo, idolatrou Final Fantasy 16, para ser esquecido em duas semanas, assim como Spider-Man 2.

Com erros bobos no mercado, aumento de preço nas assinaturas, troca de direções, foco em periféricos pouco úteis, cancelamentos de jogos... A Sony/PlayStation segue perdida no final desse ano e não deve mudar para o início do próximo, já que pouco se sabe sobre o calendário de lançamentos. 2024 não deve ser diferente, a engrenagem da Sony deve entrar nos seus eixos apenas em 2025, o que daria tempo para seu maior concorrente, o Xbox, lutar para "roubar" mais consumidores para os seus serviços.

Torço para que essa realidade mude, pois precisamos dessas empresas sempre fortes, pois estimulam as outras as crescer ainda mais.

Irônico, talvez... Mas... Sempre falaram que a Nintendo vive de passado... O mundo capotou.
 

Comentários